O EXITOSO XV ENCONTRO DOS ADVOGADOS DO NORTE:

Discurso do presidente da Subseção, na abertura do XV Encontro e comemoração do 30º. Aniversário de criação da Subseção de Colatina:

Aos advogados, legião de bravos, de heróis e idealistas.

A todos os homenageados.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Colatina, se sente honrada em promover o XV Encontro dos Advogados do Norte/ES, bem como comemorar 30 (trinta) anos de luta e resistência democrática. Fazem parte dessa história todos os senhores que contribuíram na gestão dos ex-presidentes e suas características: Dr. Hélcio Nunes de Miranda pela liderança; Dr. Antonio Augusto Genelhú Junior, pelo estudo; Dr. Fernando José da Silva, pela persistência; Dr. Pergentino de Vasconcelos, pela firmeza; Dr. Ponciano Reginaldo Polesi, pela ética e Dra. Gleide Maria de Melo Cristo, pela religiosidade. Sigo, ou tento seguir, cada uma dessas características e acima de tudo o conselho do meu padrinho e patrono da nossa Subseção, o Dr. Agesandro da Costa Pereira: “a nossa missão é servir não só a classe, mas também à cidadania”.

Portanto, o nosso compromisso é com a classe e a sociedade, pois defendemos a Constituição, o estado democrático de direito, o combate sistemático a corrupção e as irregularidades nas instituições.

A Ordem possui finalidade institucional. Não tem partido ou ideologia. Nosso partido são os advogados. Nossa ideologia é a cidadania. Esse paradigma permite que se estabeleça em seu ambiente a pluralidade indispensável ao efetivo convívio democrático, pois a Ordem é o poder da cidadania.

Para finalizar lembro-me das palavras do meu saudoso pai: “meu filho é pratica comum dos governantes cooptar ou neutralizar instituições, ao tentarem calar a Ordem, nunca esqueça, você não está subordinado a qualquer poder da República, não está vinculado a nenhum grupo econômico, não aceite tutela e enfrente as falsidades e as intrigas. Pois o dia em que você se curvar perante a estes sentimentos negativos da alma humana, você e sua equipe desmoronarão”.

A nossa Subseção, tem história e luta, pois a Ordem é dos advogados.