ENTREGA DE CARTEIRA A NOVOS ADVOGADOS – II

Na cerimônia de entrega de carteiras a 28 novos advogados, a oradora da turma, a Dra, Lailla Oliveira Souza, fe o pronunciamento abaixo, dirigido aos seus colegas e às autoridades presentes.

Boa noite a todos!

Cumprimento os integrantes da mesa em nome do presidente da 1ª. Subseção da OAB-ES, a subseção de Colatina, Dr. Martiniano Lintz Junior bem como o paraninfo Dr. Ben-Hur Brenner Dan Farina, Secretário-geral da OAB-ES e demais autoridades que aqui se encontram, aos nobres colegas e a todos os presentes.

Serei bastante breve em falar sobre a importância deste dia em minha vida e na vida de todos os colegas presentes.

Hoje estamos colhendo os primeiros frutos de vários anos da plantação que começamos a cultivar a partir do momento em que decidimos optar pelo Direito. Foram 5 anos viajando todos os dias da semana, correndo riscos na estrada, para conquistarmos nosso título de Bacharel em Direito. Mas nós queríamos mais! E, com essa vontade, passamos madrugadas em claro, vários finais de semana trancados dentro do quarto e tendo como companhia várias doutrinas, resumos e nosso querido Vade Mecum, para ter a sensação mais gostosa e diferente do mundo, ao ver o nosso nome na lista de aprovados no Exame de Ordem. Para mim, foi um misto de sentimentos que não sei explicar e, muito menos, expressar.

Para chegarmos até aqui, nossos pais, namorados, esposas, maridos, filhos e irmãos abriram mão de parte de nossa companhia. Agora estão, com razão, orgulhosos, e nós, honrados.

E hoje, para comemorar nossa vitória, é necessário agradecer.

Em primeiro lugar a Deus, por ser o nosso Pastor e Protetor, por não ter deixado faltar nada durante todos esses anos.

Aos nossos pais, por nos apoiar nos momentos mais difíceis, por terem nos deixado seguir o nosso caminho, por serem nosso “porto seguro”.

Aos nosso familiares e amigos, que tiveram de se privar de nossas companhias, por saber que estávamos estudando.

Às nossas faculdades, onde tivemos base para chegar até aqui.

Agradecer, ainda, às pessoas da sociedade que nos olharam diferente, com respeito, desde o momento em que ficaram sabendo que estávamos cursando Direito, que nos faziam perguntas que não tínhamos a mínima noção de qual seria a resposta, mas que muito nos ajudaram na nossa busca pela ciência do Direito.

Finalizando a minha fala, é com imensa honra e mais, com muita responsabilidade, que recebemos essa carteira. Tanto lutamos pra conquista-la: agora, quem vai nos cobrar é o mundo. Toda a sociedade nos chamará de doutores, esperando de nós uma resposta. Seremos chamados de doutores por aqueles que passam pelo maior problema da sua vida.

Seremos procurados por quem foi enganado. Vamos socorrer quem quer que esteja sentindo o mundo inteiro o acusando…

Nessa hora nós é que seremos chamados, porque temos o direito de operar o mecanismo da justiça no Brasil. O advogado não é apenas essencial à administração do Poder Judiciário, ele é imprescindível na construção da cidadania, porque só é cidadão quem pode exercer todos os seus direitos civis, políticos e sociais.

Estejamos certos de que nós não estamos recebendo apenas uma habilitação para o exercício da advocacia, mas sim uma habilitação para a defesa da sociedade e dos direitos humanos.

Muito obrigada por tudo e muito obrigada a todos!

Dra. Lailla Oliveira Souza