Comissão da Mulher e Direito de Família da OAB e CREAS promovem Roda de Conversa sobre Violência contra a Mulher

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS PAEFI Região Sul em parceria com a Comissão da Mulher e Direito de Família da 1ª Subseção da OAB Colatina/ES realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 16 de agosto de 2018, Roda de Conversa sobre a Violência contra a mulher.

O principal objetivo desses encontros é promover a troca de informação e compartilhar experiências.

Foram convidadas as mulheres que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), executado pelo CREAS Região Sul e seus familiares. A atividade contou ainda com a participação da equipe do CREAS, advogadas representantes da Comissão da Mulher e Direito de Família da OAB e da Superintendente da Proteção Especial, Gesiane KUMM.

O primeiro encontro foi conduzido pela Coach Master Trainner em Psicologia Positiva, Eliana Comério, que discorreu sobre o Empoderamento Feminino. Durante a atividade, as participantes acompanharam as dinâmicas de reflexão propostas ao grupo, deram depoimentos sobre as experiências vivenciadas como vítimas de violência, estabelecendo-se uma roda de conversa. Após o bate-papo, foi servido um café da manhã aos presentes.

Os participantes foram orientados sobre as diversas formas de violência e a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher. Foram lembrados os contatos da Polícia Militar – 190 e disque denúncia – 180. Ressaltando que não é necessário identificação, ou seja, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

A Comissão da OAB explicou que a parceria com o CREAS visa oferecer apoio jurídico às usuárias do serviço, sanando dúvidas e prestando orientação em relação às leis, ações judiciais, direitos e aos serviços de proteção.

Para a Comissão, encontros relacionados ao tema buscam ajudar as vítimas a vencerem o medo e denunciarem os casos de violência, bem como, torna as mulheres que participam das atividades, agentes de mobilização e conscientização sobre o problema.

Os próximos encontros pretendem discutir estratégias de fortalecimento da autonomia e da capacidade de proteção das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, tendo como objetivo encontrar meios de ajudar as mulheres vítimas de violência a superarem traumas e conseguirem ajuda para os diversos problemas vivenciados.

O CREAS[1]

Na rede de proteção especial os serviços mais importantes estão no CREAS. Nele são atendidas aquelas famílias que tem agravos de vulnerabilidade, aqueles indivíduos ou famílias, que perderam o vínculo familiar, estão em situação de violência e pessoas que, de algum modo, além da condição de vulnerabilidade também perderam direitos.

Os serviços do CREAS devem garantir o acolhimento e desenvolver atenções assistenciais a famílias e indivíduos, para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e acompanhar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento. Este campo de proteção na assistência social trabalha com situações pessoais e familiares que necessitam de atenção especializada.

CREAS/Paefi Região Norte é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região São Silvano e está localizado a rua Virgilio Balarini, 210, Bairro José de Anchieta – em frente a Santa Casa de Misericórdia. Contato: 3721-7362.

CREAS/Paefi Região Sul é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região Centro e está localizado a Rua Álvaro Antolini, 153, Bairro Vila Nova, próximo ao INSS. Contato: 3721-1357

 

 

[1]Fonte: http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=assis&materia=2539

Compartilhe

Comentários
Últimas Notícias